HOMEM-CARRO
Anísio Campos em um filme
de Raquel Valadares

Sinopse
Fotos/Cartaz
Diretora
Anísio Campos
Créditos
Português
English

Sinopse Anísio Campos é um designer de carros responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 1990. Estes carros, conhecidos no Brasil como “carros especiais”, foram criados de forma quase artesanal. As mãos de Anísio fizeram maravilhas sobre rodas. A princípio, pode-se dizer que aos oitenta anos de idade, Anísio Campos não tem mais nada para realizar, a não ser deixar seu apartamento em ordem. Todos os seus arquivos, que ele armazena desde o começo de sua carreira, estão deixando-o louco. A filha de Anísio, Raquel Valadares, diretora de Homem-Carro, aceita a tarefa de organizar todos os arquivos. Ao fazê-lo, Raquel passa a conhecer histórias sobre a vida de seu pai e seus carros. Histórias que merecem ser contadas. Ao evocar as memórias frágeis de seu pai, Raquel tenta compreender um passado, quando o sonho de uma indústria automobilística brasileira parecia possível, e um presente, quando tal sonho já faz parte do passado. Conduzindo Anísio em diversas viagens em busca de suas memórias, Raquel promove o encontro de um artista com suas obras, em uma experiência tocante e duradoura que nos faz repensar nossos próprios sonhos.
Fotos/Cartaz
Diretora Raquel Valadares, filha caçula de Anísio Campos, é formada em Cinema pela UFF. Desde 2008 trabalha no mercado audiovisual como assistente de direção, pesquisadora e diretora. Sua estreia na direção se deu com o documentário Corpo de Bollywood, O Povo Quer Cinema (2007), filmado integralmente na Índia, sobre a relação especial do povo indiano com o cinema popular indiano. Dirigiu também o making of do longa-metragem Faroeste Caboclo (2011), produzido pela Gávea Filmes, República Pureza e Fogo Cerrado, e a série documental Globo Educação (2013), produzida pela Pindorama Filmes.

O projeto de Homem-Carro surgiu em 2010, logo após o diagnóstico de que seu pai começava a perder a memória. Ao mesmo tempo em que conhecia intimamente alguns dos automóveis projetados por seu pai e compreendia o lugar de respeito e admiração que seu pai ocupava no meio automobilístico, Raquel cresceu vendo muitos dos desenhos de seu pai não saindo da prancheta. Eram os anos 90 e a abertura econômica abrupta do governo Collor destroçou os sonhos de quem, como Anísio, trabalhava para erguer uma indústria automobilística genuinamente brasileira.

O trabalho de resgate histórico e de compreensão do processo criativo a partir do levantamento da obra de seu pai tornou-se prioridade, pois não era apenas a memória de seu pai que estava ameaçada, mas a sua própria. Raquel, bem como boa parte da sua geração, desconhecia o passado dos carros especiais brasileiros e de homens, como o seu pai, que se fizeram um só com o automóvel.

Anísio Campos Anísio Campos, designer de carros brasileiro, foi um dos grandes protagonistas da história do automóvel no Brasil, sendo responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 1990. Estes carros, conhecidos no Brasil como “carros especiais”, foram criados de forma quase artesanal.

Anísio integrou o seleto grupo de pilotos profissionais que correram nos anos 50 e 60 pelas fábricas de automóveis recém-instaladas no Brasil, tais como Luis Pereira Bueno, Chiquinho Lameirão, Bird Clemente, José Carlos Pace e os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi. Anísio competiu principalmente pelas equipes Vemag e Dacon, e na década de 70, como chefe de equipe, pela equipe Hollywood.

Deste universo brotaram os primeiros de seus muitos projetos de desenho de carroceria — Carcará (1964/65) e AC Biposto (1968) — e principalmente nasceu o sonho de desenhar o automóvel genuinamente nacional.

Além de carros de competição, Anísio projetou automóveis urbanos de estilo próprio para empresas como Puma, Engerauto e Dacon. São de sua autoria o Puma GT DKW (1965/66), pela Puma, o Escorpion Ergo-Cabine (1985/86) e o Topazzio (1987/88) pela Engerauto, o 828 (1982), o PAG (1984), o Nick (1988/89) e o Chubby (1989/90) pela Dacon.

Também são dele os projetos do primeiro buggy brasileiro, o Tropí (1970), que ficou conhecido pelo nome da fábrica de escapamentos que se encarregou de produzi-lo e comercializá-lo, a Kadron, e os protótipos dos compactos high tech 828/2 e o mock-up 012 (2005) desenvolvidos mais recentemente para a empresa Óbvio!.

Ao longo do tempo, Anísio aprimorou-se na profissão de designer, diversificando suas criações. Já fez projetos gráficos desde cartazes a cardápios, a criação de logomarcas e até a customização de pintura de carros e fachadas. Após a abertura econômica, Anísio se reinventou, trabalhando com pintura, escultura e fotografia artística.

Para os amigos, admiradores e familiares, Anísio Campos continua sendo o carrozzière de sempre. Afinal, sua obra o consagra como um dos maiores designers de automóvel da história do Brasil.

Créditos
produção
Anima Lucis

coprodução
Segunda-Feira Filmes

apoio
Zumbi Post
Motivo
Fazenda São Luiz
Quatro Rodas

financiamento
Catarse

com
Andrea Junqueira
Cláudio Mader
Paulo Toledo
Rodrigo Junqueira
Sérgio Pimenta

participação especial
Toni Bianco

in memoriam
Isio Bacaleinick
João Gurgel
João Zariff
Jorge Lettry
Paulo de Aguiar Goulart
Rigoberto Soler
Rino Malzoni

produção, roteiro e direção
Raquel Valadares

produção executiva
Alexandre Sivolella

direção de fotografia
Flora Dias

montagem
Julia Bernstein, Edt.

assistente de montagem
Marx Braga

som direto
Fernando Russo
Abbas Hamilko
Maurício Zani

trilha sonora original
Rafael Bordalo
André Colares

edição de som e mixagem
Bernardo Gebara

motion design e videografismo
Ale Borges
Thiago Carvalho

assistente de direção
Thiago Ferraz de Souza

patrocínio
Eduardo Souza Ramos

apoio
Alexandre Gomes Moreira
Ciro Margoni
Eduardo Antonio da Silva Prado
José Luiz Vieira
José Roberto Nasser
Lucia Sivolella Wendling
MVC Componentes Plásticos Ltda.
Vera Vieira

agradecimentos especiais
Alexandre Atie Murad
Alexandre Sivolella
André Scudeller
Claudio Stringari
Diogo Mendes Almeida
Fernando Stickel
Helena Azevedo de Castro
Ingo Hoffmann
Lara Araujo Carmo
Mario Ferretti
Miguel A. Oliveira Junior
Renata Mellão
Ricardo Henrique Pessôa
Saft Alex Junior
Tecar Minas Automóveis
e Serviços
Thiago Martins de Oliveira
William Andreotti Junior

agradecimentos
Adrian Flechtman
Agni H. Valadares de Carvalho
Alan Grespan
Alessandra Castañeda
Alexander Gromow
Alexandre Ferreirinha
Alexandre Maçolla
Alexandre Pereira
Anderson Ballet Miguel
André Bueno de Moraes
Angelo Defanti
Anselmo G. Della Mea Martini
Carlos Eduardo Schneider Filho
Celso Vedovato de Souza
Cesar Augusto Ilgenfritz
Claudio Guimaraes Lessa
Claudio Watanabe
Cleuber Alves Pereira Filho
Daniel Lustosa Granja
Daniel Oscar Cantera
Davi Kolb
Denis Souza Netto
Deny Jundy Imamura
Douglas Lucas
Edson Ricardo de Barros Barbosa
Edson Zubizarreta de Amorim
Eduardo Abramovay
Eduardo Ades Moraes
Eduardo Guimaraes Ribas
Elc
Elio Grossman
Elsa Pacheco Romero
Emerson Luis Koch
Fabiane Alves Pereira
Fabiano Matos Vieira
Fábio Alberici de Mello
Fabio Seixas de Barros Silva
Felipe Nicoliello
Fernando Ike de Oliveira
Flavio Magliari Gomes
Franklin Santana Santos
Frederico Augusto K. Pereira
Gilberto C. de Miranda Junior
Guilherme de B. Dantas Maciel
Guilherme Luis Dias
Gustavo Di Sabato Guerrante
Gustavo Sarmento
Gustavo Vieira
Heitor Carbone Junior
Henrique Alves Rodriguez
Henrique Vasquez
Heraldo José A. Carneiro Filho
Iara Vps
Ivan Violin
Jaime Gutnik
Jason Otavio Curvelo Vogel
Jean Tosetto
Joana Guedes Nin Ferreira
João Eduardo Sampaio Florentino
João Paulo Gondim
João Roberto de Oliveira Moro
Johny Robson de Araujo
Jonas Amarante
Jonathan Nelson
José Luiz de Sousa Travassos
José Rodrigo Octavio
Juliano Caixeta Machado
Juliano Julio Fermino de Paz
Keler Cardozo Júnior
Kleber Moro Sampaio
Laura Rosa Marrero Ross
Liane Lira
Ligia Diogo
Livian Valias de Paiva
Lucas Santochi Pereira da Silva
Luciana Sina Telles
Luciano Ferreira de Pinho
Luciano Marcello S. de Carvalho
Luis Eduardo P. C. Oliveira
Luiz Carlos Secco
Luiz Fernando Amaral Santin
Luiz Fernando de Matos Carvalho
Marcella Maria C. N. de Araujo
Marcelo Kahns
Marcelo Ramaciotti
Marcelo Santos Rocha Druck
Marcelus Lucio Barba Silva
Marcio Capristo Oliveira
Márcio F. E. de Souza Junior
Márcio Haddad
Marcio Henrique M. de Rezende
Marcos André Jacintho
Marcos Carvalho Pereira
Marcos Paulo Matheus
Marcus Lucchezi
Mariana F. de Menezes Kaufman
Mario Augusto Frasson
Mauro Kern
Mauro Kern Junior
Mauro Mendes Barbosa
Orestes Rodrigues de Freitas Neto
Paulo Domingos Galindo Junior
Paulo Henrique Marsula
Paulo Levi
Paulo Lomba
Paulo Pinheiro
Paulo Sérgio Buzaid Tohmé
Pedro Henrique de Melo Araújo
Peter Cardozo Losch
Pintar Materiais Artísticos Ltda.
Rafael Linhares
Raiji Takano Junior
Ram Rajagopal
Raphael Vinagre
Reinaldo Ismael Morilha
Renan de Cerqueira Leite
Renata Haragushiku Otomura
Renato Gitelman
Ricardo Costa Pellegrini
Ricardo Jardim Schuch
Ricardo Prado Santos
Ricardo Trinci
Roberto Delmanto
Roberto Dieckmann
Roberto Rennner Araujo
Rodrigo Cavalcante Delanhese
Rodrigo de Oliveira Moraes
Rodrigo Doreto
Rodrigo José Kusma
Rogerio Caldas Esteves Pereira
Romeu Nardini
Ronei Brito Rech
Sandra de Oliveira Corrêa
Sergio Nilsson Ourives
Sylvio Deutsch
Tatiana Gisela Girardi
Thales Augusto Cortez Freua
Thiago A Sabino
Thiago Ackel
Thiago Izequiel Rodrigues
Thiago Nogueira Carvalho
Thiago Schauenberg Pereira
Vicente Alessi-Filho
Wagner Bastos Ferreira
Walter Müller Junior
Wilker Ovídio de Sales
Wiston Leandro Castro Ângelo
 

Anima Lucis Produções, 2014. Todos os direitos reservados. contato@animalucis.com.br
+55 (21) 3164 4626
facebook.com/animalucis
animalucis.com.br
design Thiago Lacaz